2021 – Cuidado Ambiental
TOTAL DE RETIRADA DE ÁGUA DA FONTE
O consumo sustentável é um dos focos da Unimed Campos, sempre buscando associar as perspectivas sociais, ambientais e econômicas (tripé da sustentabilidade). Para ter sucesso a empresa realiza o controle do consumo de água. A organização fomenta as campanhas e produz informativos sobre o uso correto da água.
Acima é apresentado o consumo de água mensal de cada uma das empresas que compõem o grupo da Unimed Campos.
CONSUMO DE ENERGIA DENTRO DA ORGANIZAÇÃO
O consumo consciente é uma das marcas da Unimed Campos dos Goytacazes/RJ e por isso a empresa realiza o controle do consumo de energia elétrica. Além disso, é uma prática da organização a realização de campanhas e informativos sobre o uso correto das instalações elétricas. Combater o desperdício é uma das bandeiras que a Cooperativa defende e fomenta junto aos seus funcionários.
Acima é apresentado o consumo mensal de kw/h por empresa.
EMISSÃO DE GASES
Buscando sempre o equilíbrio entre a demanda das atividade e uso responsável dos combustíveis utilizados nos veículos próprios, a cooperativa se preocupa fazendo uso consciente do recurso e sempre mantendo os veículos em dia com a manutenção preventiva, o que reduz consumo e consequentemente a geração de poluentes no ar atmosférico.
RESULTADOS
O escopo 1, do valor final de 217,719 tCO2e, refere-se às emissões originárias dos Extintores de CO2 (Fugitivas), emissões de Gás Natural (Combustão Estacionária Direta), ao diesel utilizado nos Geradores de Energia e condiz às emissões dos Veículos Corporativos.
O escopo 2 que obteve um valor de 319,51 diz respeito às emissões através do consumo de energia elétrica.
O escopo 3, de valor 602,02 sobre as emissões advindas dos resíduos de saúde e viagens corporativas, aéreas ou não.
De acordo com o gráfico abaixo, nossas maiores emissões são pela compra de eletricidade e da combustão estacionária direta, pelo uso dos geradores e gás natural.
GESTÃO DE RESÍDUOS
A Unimed Campos gera resíduos de vários tipos, sobretudo os infectantes em decorrência de sua atividade de saúde. No ano de 2021 a Cooperativa gerou cerca de 129.524,95 kg de resíduos e 55% desse total (71.149,20 kg) foram de resíduos infectantes. Os resíduos comuns correspondem a 40% do total de resíduos gerados, o reciclável de quase 5% e o eletrônico cerca de menos de 1% do total.
Realizamos campanhas e DDS orientativos sobre a geração de resíduos e o descarte correto dos mesmos, baseado em nosso PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde.