2021 – Desempenho Econômico

DADOS ECONÔMICOS 

Panorama Geral do Setor de Saúde Suplementar 

O ano de 2021 reflete os desafios vencidos pelo setor de saúde suplementar impactados principalmente pela continuidade da pandemia do novo coronavírus (Sars-cov-2) – COVID 19 e a crise econômica no nosso país.

Havia expectativa do avanço da economia com o retorno das atividades o que de fato não ocorreu na velocidade esperada, o crescimento da inflação causou aumento dos preços achatando o poder de compra dos brasileiros, novas variantes do vírus nos mantiveram no cenário pandêmico durante todo o ano, a chegada das vacinas possibilitou o controle dos casos mais graves, porém entramos em 2022 sem o fim da pandemia.

As normas regulatórias também tem forte influência no mercado de saúde suplementar. O setor obteve percentual negativo de reajuste de planos individuais em –8,19%, ainda registrando custos assistenciais impactados com os atendimentos de COVID.

O Rol de Procedimentos foi atualizado com inclusão de 69 coberturas, 50 relativas a medicamentos e 19 referentes a procedimentos como exames, terapias e cirurgias.

Apesar do cenário conturbado o mercado de saúde suplementar registrou alta no número de seus beneficiários de acordo com dados da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar.

CENÁRIO UNIMED CAMPOS

O aumento dos custos com insumos e a retomada dos atendimentos eletivos causaram um descompasso no resultado de 2021. As ações de contenção de custos realizadas durante o ano não foram suficientes para fazer frente à alta destes custos.

Diferente de outras praças a venda de planos de saúde no município não foi aquecida com a pandemia, com a economia baseada na atividade comercial e na iniciativa pública não houve oportunidades de crescimento da carteira neste momento.

Para o ano de 2022 se mantém o compromisso do fortalecimento da governança e gestão de riscos com a continuidade da implantação da RN 443, maior rigor no controle de custos para equalização do resultado econômico e cumprimento das exigências regulatórias.