2021 – Recursos Próprios
HOSPITAL UNIMED CAMPOS
Em 1995, a Operadora Unimed Campos inaugurou um Pronto Atendimento como estratégia de recurso próprio motivada pela necessidade da garantia do atendimento aos seus usuários, pois a rede credenciada reduzia gradativamente sua capacidade de atendimento, gerando reclamações quanto a dificuldade de acesso.
No ano de 2009, a Unimed Campos inaugurou o seu Hospital que desde então só vem crescendo e se modernizando, sendo uma das principais referências regionais.
AÇÕES REALIZADAS EM 2021
ONCOLOGIA
Inaugurado em 10 de dezembro de 2020, o serviço de oncologia é um setor intra-hospitalar, ambulatorial, que tem como objetivo prestar assistência de qualidade aos pacientes oncológicos, através do tratamento com terapia antineoplásica. Possui capacidade para atendimento de 8 (oito) pacientes em poltrona de quimioterapia e 1 (um) paciente em leito para quimioterapia prolongada. Há, ainda, 2 (dois) leitos de mal súbito completos para casos de intercorrência. As especialidades médicas em destaque são Oncologia e Onco-Hematologia.
O setor vem realizando uma parceria com o Centro de Diagnósticos do Hospital, onde os pacientes são encaminhados para realização de exames previamente autorizados e agendados, facilitando o fechamento dos diagnósticos dos pacientes em menor tempo.
Além disso, a autorização dos tratamentos dos pacientes de Intercâmbio também é realizada pelo próprio setor, de forma a facilitar o processo e reduzir o tempo de espera para início dos tratamentos.
Neste ano credenciamos o convênio Bradesco Saúde, visando trazer mais abrangência d esse atendimento humanizado e integralizado para pacientes que necessitem desse atendimento de forma generalizada.
NOVO MODELO LINEAR DE GESTÃO HOSPITALAR
Com a posse da nova Diretoria da Unimed Campos em maio de 2021, foi implantado um novo modelo de gestão hospitalar, onde baseou-se em gestão por linha de cuidados (Pronto Socorro, Materno infantil, internação, Unidade de Terapia intensiva, Centro Cirúrgico e Centro de Diagnósticos), promovendo maior adesão e interação entre os setores e os médicos coordenadores, além da melhoria na entrega dos resultados baseados em 3 alicerces: Qualidade e segurança, custos e satisfação do cliente.
REUNIÕES PARA DISCUSSÃO DOS INDICADORES ESTRATÉGICOS ASSISTENCIAIS E ADMINISTRATIVOS
Um ponto muito positivo da nova gestão foi a implementação de reuniões mensais para discutir os indicadores estratégicos administrativos e assistenciais. As reuniões vêm ocorrendo ininterruptamente e com isso desenvolvendo o censo crítico e analítico de cada gestor e coordenador, sentimento de pertencimento e possibilidade de discussão dos resultados e alinhamento de ações e estratégias.
COMITÊ DE CRISES
Com a sua criação em março de 2020 com o intuito de traçar estratégias e revisar fluxos e rotinas referente aos casos de COVID, em 2021 as reuniões permaneceram contínuas e ininterruptas, com o objetivo de integrar as equipes e tomar decisões em prol da melhoria contínua dos processos e superação das diversas fases e impactos que o COVID causou durante o ano de 2021.
As reuniões contaram com a participação da diretoria, coordenadores médicos, gerentes e gestores, acompanhada da discussão de indicadores estratégicos e monitoramento das ações através do plano de ação para auxiliar nas tomadas de decisões.
DESATIVAÇÃO DO APOIO ESPECIAL DO PRONTO ATENDIMENTO E RETORNO DOS ATENDIMENTOS NO PRONTO SOCORRO
Em março de 2020, com o início da Pandemia do COVID-19, foi estruturado um setor para atendimento às Síndromes Respiratórias, tendo em vista o aumento do número de atendimentos e internações. O setor contava com rede de gases, sistema de exaustão, dois leitos de mal súbito com todos equipamentos necessários para atendimento dos pacientes mais complexos e graves, gerador, além de 07 box individualizados com leitos para repouso dos pacientes de baixa complexidade. Contamos também com 03 consultórios médicos, sala de RX, coleta de exame laboratorial, sala de triagem e profissional assistencial para acolhimento dos pacientes logo em sua chegada na unidade. No decorrer dos meses, foi necessário a ampliação de consultórios e criação de 10 leitos de suporte para internação.
Com o passar do tempo e o avanço das vacinações, houve estabilização dos casos e das internações, onde foi possível retornar com os atendimentos das Síndromes Respiratórias para o Pronto Atendimento do Hospital em julho de 2021 e desativar o funcionamento do AEPA. Foram necessárias algumas adequações em relação à divisão de equipes, consultórios e repouso, primando sempre pela segurança do paciente, qualidade na assistência e sustentabilidade da empresa.
GERENCIAMENTO DE LEITOS
A gestão de Leitos em conjunto com a diretoria e gerência hospitalar baseou-se em dados estatísticos e análise do cenário externo, bem como os impactos internos da pandemia para tomada de decisões.
Foi necessário manter os 10 leitos temporários de UTI Adulto que foram abertos em 2020 e ainda assim, no período de março a dezembro deste ano (2021) foram realizadas algumas adequações da capacidade operacional, de acordo com a demanda e a preocupação em prestar uma assistência com segurança e qualidade aos pacientes. O Hospital no período de pico da pandemia chegou a contar com 35 leitos de UTI, 17 leitos de UTI pediátrica mista e 84 leitos de internação clínica/cirúrgica.
No final de novembro, com a redução das internações COVID, os 10 leitos temporários de UTI Adulto foram desativados e a área foi devolvida para os leitos de internação. No decorrer do ano foi percebido que o Hospital necessitava de no mínimo 20 leitos de terapia intensiva para um pleno funcionamento, então 3 dos leitos temporários passou a ser fixo para possibilitar o atendimento das demandas eletivas e de urgência.
Outro ganho para o gerenciamento de leitos foi que com a coordenação médica linear, o time de Gestão de Leitos contou com reuniões periódicas semanais, com planos de ação, indicadores e engajamento da equipe multiprofissional.
A Gestão de Leitos manteve um esforço mútuo durante todo o ano, em prol de garantir uma assistência de qualidade aos seus pacientes e um ambiente acolhedor.
RETOMADA DAS CIRURGIAS ELETIVAS
No ano de 2021, assim como em 2020, as cirurgias eletivas também sofreram impactos negativos, porém em março de 2021 enxergamos a oportunidade de retomar gradativamente as cirurgias eletivas em nosso Hospital e em julho foi liberado o agendamento por livre demanda. Ainda assim, não foi possível alcançar a meta de cirurgias realizadas fora do período pandêmico, que era uma média mensal de 542 cirurgias, mas foi possível aumentar e manter os agendamentos sem suspensão e cancelamentos cirúrgicos e sem que isso impactasse na assistência de internação dos pacientes provenientes da emergência.
Essa retomada foi possível devido aos esforços e trabalho em equipe dos setores envolvidos, que mesmo com todas as dificuldades superaram os desafios e finalizamos o ano com uma média mensal de 314 cirurgias. A expectativa para o próximo ano é que esse número se mantenha crescente e que possamos ultrapassar a média realizada em 2019.
ONA NÍVEL II
Apesar de tudo que vivenciamos com a pandemia, conseguimos manter a qualidade dos processos e da assistência, onde superamos os desafios e alcançamos a Certificação ONA nível II na visita realizada em agosto 2021.
MUDANÇA DA RECEPÇÃO DE PACIENTES CIRÚRGICOS ELETIVOS
Outra medida para garantir a satisfação dos nossos clientes foi a mudança do local de internação dos pacientes cirúrgicos eletivos para um espaço mais acolhedor. Anteriormente os pacientes eram admitidos na mesma recepção da internação da emergência e com a desativação do Apoio Especial do Pronto Atendimento e a junção dos atendimentos do PA, surgiu a oportunidade e necessidade de transferir a recepção de internação para a recepção do Centro de Diagnósticos, um ambiente mais tranquilo, acolhedor e humanizado.
CONTRATO T&D
Contrato com a empresa T & D Sustentável para a implantação e acompanhamento do consumo de água, usando a tecnologia de eficiência hídrica executado por essa empresa. Além da instalação de equipamentos que padronizavam vazão, válvulas que regularizavam pressão e a retenção de ar, serão aplicados treinamentos de conscientização do uso racional da água, com o intuito de buscar a sustentabilidade econômica e ambiental.
ESPAÇO VIVER BEM
A criação de estratégias eficazes para a manutenção do bem-estar do paciente, bem como as ações que visam se antecipar aos riscos para evitar doenças e, ainda, minimizar os efeitos adversos das doenças já instaladas, são diretrizes que norteiam a Medicina Preventiva baseadas no Princípio da Precaução.
Com o envelhecimento populacional e o avanço da medicina, houve uma mudança no padrão das doenças que mais levam à morte. O lugar que já foi ocupado pelas doenças infecciosas passou a ser ocupado pelas doenças crônicas, muitas delas, relacionadas à rotina e hábitos dos pacientes.
Nesse sentido, se faz cada vez mais fundamental a atuação da medicina em cenários que podem abrigar diversas consequências negativas à saúde do indivíduo, promovendo situações de precaução aos riscos e minimizando os impactos de uma saúde fragilizada.
O Espaço Viver Bem, ao longo do ano de 2021, através dos Programas de Medicina Preventiva, adaptou-se às restrições impostas pelo período epidemiológico vivido desde 2020, para manter suas ações que promovem o cuidado integral e a qualidade de vida. Os atendimentos presenciais e online, que contam com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, educador físico, psicólogos, assistente social, fisioterapeuta e nutricionistas, proporcionam, aos pacientes, um plano de cuidado elaborado individualmente, baseado em suas necessidades e grau de complexidade de sua saúde.
O teleatendimento, as visitas domiciliares e as atividades online em grupo foram estratégias de cuidados que possibilitaram a manutenção dos cuidados, aplicando o princípio da precaução, para minimizar o risco de exposição dos pacientes.
No mesmo sentido, o telemonitoramento dos pacientes positivados ou com suspeita de COVID-19, com ligações recebidas a cada 48 horas, foi um potente instrumento que nos permitiu avaliar a evolução dos sintomas dos pacientes preservando a recomendação de isolamento necessária.
Campanhas de prevenção ao Câncer de Próstata e ao Câncer de Mama são importantes ações promovidas, que estimulam cerca de 1000 beneficiários em exames preventivos anuais.
A Reabilitação Cardíaca, com atividades físicas e respiratórias, tem apresentado resultados positivos tanto na prevenção quanto na recuperação das intercorrências cardiovasculares de nossos beneficiários.
Dessa forma, com diversificadas ações, o Espaço Viver Bem, através da medicina preventiva e com base na eficiência resultante do princípio da precaução, tem atuado de forma satisfatória na prevenção do desenvolvimento de doenças, na redução do impacto das enfermidades na saúde dos indivíduos e melhoria da qualidade de vida de pacientes em tratamento.
CENTRO DE ESPECIALIDADES UNIMED
Inaugurado em 11 de janeiro de 2021, o novo Centro de Especialidades Unimed conta com recepções e salas de espera climatizadas com WI-FI disponível, 21 consultórios e atendimento por senha. Ambiente sofisticado para o melhor acolhimento aos beneficiários Unimed que aguardam suas consultas.
Um espaço que proporciona acolhimento e tratamento humanizado. Infraestrutura desenhada para o conforto dos cooperados e clientes, com uma equipe de profissionais capacitados. Atendimento humanizado, agendamento de exames nos Recursos Próprios da Unimed Campos, central de agendamento por telefone, WhatsApp e Agenda Web.
CENTRO DE ESPECIALIDADES II • UNIDADE SETE CAPITÃES
No ano de 2021, o Centro de Especialidades Unimed II – Unidade Sete Capitães, assistiu de perto evoluções significativas de seus pacientes, no âmbito da terapia multidisciplinar para crianças com diagnósticos diversos, nossos guerreiros da reabilitação infantil.
Realizamos atendimentos terapêuticos nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia, dentre outras terapias, voltadas para este público em especial no nosso CEU II, carinhosamente apelidado.
O CEU II realiza atendimentos que focam no desenvolvimento e nas necessidades individuais de cada paciente, contando com uma equipe de terapeutas composta por profissionais especializados e qualificados, atuando para oferecer o melhor em terapias aplicadas ao desenvolvimento infantil em um centro de reabilitação próprio, com infraestrutura de ponta para a execução de um trabalho de excelência.